quarta-feira, 7 de junho de 2017

DONALD WATSON  e a filosofia de vida VEGAN


O que você come? Você come frutas e legumes? Você come carne e peixe? Você pensa sobre os alimentos que você come? Ou você apenas come e aproveita?

Donald Watson era um homem que pensava muito na comida que ele comeu. Ele nasceu em Yorkshire, na Inglaterra, em setembro de 1910. E morreu em novembro de 2005, aos 95 anos. Essa é uma idade muito boa. Donald Watson teve uma explicação para sua longa vida. Ele disse que era porque ele nunca comeria carne ou peixe, ou qualquer alimento que tivesse sido feito de animais.

Quando ele era um menino pequeno, Donald Watson ficou em uma fazenda. O irmão de sua mãe era dono da fazenda. Este homem era seu tio George. O jovem Donald adorava ver os animais. Ele disse que eles deram muito às pessoas. Vacas e galinhas deram leite e ovos às pessoas. Os cavalos ajudaram o fazendeiro a carregar cargas pesadas. E todos os animais eram tão amigáveis. Então, um dia, viu um homem matando um porco. Então, Watson entendeu que os animais também deram carne às pessoas. Ele estava muito triste. Em uma entrevista com George Rodger, Watson disse:

"Ainda me lembro de todo o processo, incluindo o porco chorando. Meu tio George participou do assassinato. Fiquei chocado porque eu respeitei muito o tio George. Eu decidi que era necessário pensar novamente sobre todo o negócio de executar uma fazenda. Pareceu-me que uma fazenda não era mais do que um campo de extermínio. Quando uma criatura não era mais um serviço às pessoas, foi morto. Algo mais me surpreendeu. Eu tinha muitas irmãs, irmãos, tias e tios. Mas ninguém me disse que devemos cuidar das criaturas que Deus criou.

Quando tinha 13 anos, Donald Watson tomou uma decisão importante. Ele disse que nunca mais comeria carne ou peixe. Ele se tornou um vegetariano. Vinte anos depois, ele decidiu dar outro passo. Ele não comeria nada que passasse por um animal. Ele não comeria leite, queijo, manteiga ou ovos. Estes são alimentos que foram feitos de animais.

Watson formou um grupo de pessoas que, como ele, não comeriam comida de animais. Eles chamaram o grupo, 'The Vegan Society'. Enquanto outras pessoas dormiam de noite, Watson ficaria acordada e escrevia um jornal chamado Vegan News. Neste jornal, a Sociedade Vegana desenvolveu suas idéias sobre alimentos. Na primeira edição, Watson escreveu:

"Podemos ver claramente que nossa nação atual é construída sobre o uso injusto de animais. Isto é como no passado; As nações foram construídas sobre o uso injusto dos escravos. Acreditamos que com o tempo, as pessoas vão odiar a idéia de se alimentar dos produtos dos corpos dos animais. Eles vão pensar que é terrível e errado ".

Quando Watson tornou-se um vegano, não havia muitas pessoas que concordassem com ele. As pessoas o criticavam, incluindo pessoas que não comiam carne. Esses vegetarianos achavam que era insano evitar todos os produtos de origem animal. A maioria das pessoas achava que era muito difícil, e não saudável.

No entanto, ao longo do tempo, mais e mais pessoas começaram a concordar com a Watson e a Vegan Society. Vegans ainda são um grupo muito pequeno. Mas o número continua a crescer!

As pessoas tornam-se veganos por muitas razões. Watson e seus amigos pararam de comer carne porque amavam animais. Eles acreditavam que era moralmente errado matar animais por comida. Era errado magoar outro ser vivo. Eles também acreditavam que não havia nenhuma boa maneira de obter outros tipos de alimentos de animais. Obter leite e ovos também era uma maneira de usar animais. E isso estava errado. Eles queriam que as pessoas tratassem todos os seres vivos com respeito.

Agora, as pessoas também se tornam veganos por razões ambientais. Cuidar de animais tem muitos recursos, incluindo água e grãos. Por exemplo, para produzir um quilograma de carne, uma vaca deve comer cinco quilogramas de grão. Em vez disso, as pessoas podem comer esse grão diretamente! Ao usar menos desses recursos, pode haver mais alimentos para mais pessoas.

Além disso, em alguns lugares, as pessoas estão cortando árvores para criar mais terras para vacas. No entanto, essas áreas florestais geralmente protegem criaturas selvagens e muitas plantas importantes. Eles também protegem o mundo das mudanças climáticas. Ao evitar esses produtos de origem animal, os veganos esperam proteger essas áreas florestais.

Finalmente, assim como Donald Watson, algumas pessoas acreditam que uma dieta vegana é mais saudável. Eles acreditam que a carne e outros produtos animais causam problemas cardíacos, um alto peso corporal, diabetes, câncer e muitos outros problemas de saúde.

Mas o que você acha? Você acha que é certo comer carne e peixe? E o que você acredita afetar o que você come? Donald Watson escolheu evitar a carne porque sentiu fortemente sobre os animais. No entanto, essa posição moral não veio da religião. Ele disse que não tinha uma profunda crença religiosa.

Mas, para muitas pessoas, a religião é um importante guia sobre o consumo de carne. Se você é hindu, provavelmente não comerá carne, especialmente da vaca. Se você é judeu ou muçulmano, não comerá carne do porco.

A Bíblia cristã não ensina claramente sobre a dieta. No entanto, no final da Bíblia, há uma carta de um professor chamado Paul. Ele queria ensinar aos cristãos a viver. Ele disse que era possível para um cristão comer algo que ele ou ela gostava. Mas Paulo pediu aos cristãos que considerassem os sentimentos de outras pessoas. Havia pessoas que sentiam que não podiam comer carne ou peixe ou beber vinho. Paulo disse:

"Quando você está junto, com essas pessoas, é melhor se você não comer carne ou peixe ou beber vinho. Você deve considerar suas consciências. E, acima de tudo, você deve mostrar que você os ama. E, se você comer e beber comida que eles não pensam que devem comer, você não está amando.

Alguns cristãos optam por não comer carne ou outros alimentos de animais. Para alguns cristãos, isso pode ser por razões religiosas ou culturais. Para outros cristãos, pode ser porque eles concordam com Donald Watson. Outros apenas tentam seguir os ensinamentos de Paulo - respeitar e amar as pessoas e os animais ao seu redor!

Fonte: https://spotlightenglish.com/listen/donald-watson-a-new-way-to-eat



Nenhum comentário:

Postar um comentário